sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Curiosidades sobre A Rússia

A Rússia é o maior país do mundo, ocupando 1/9 da área terrestre. Sua área é de 17.075.400, o dobro da brasileira. Ela domina metade da Europa e 1/3 do continente asiático.

Existem por volta de 120 mil rios no país. A maioria permanece congelada durante o inverno.

A Rússia é subdividida em 89 regiões (Oblasts), entre os quais 21 repúblicas, 9 territórios, 4 territórios autônomos, 2 cidades federais (Moscou e São Petersburgo) e uma província autônoma judaica.

O Império Russo foi o terceiro maior império da história, abrangendo terras que iam da Polônia ao Alasca. Detalhe: as terras do Alasca foram vendidas aos Estados Unidos. 

A Rússia foi o maior Estado da antiga União Soviética. Após a desintegração da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, passou a ser oficialmente chamada de Federação Russa.

A Rússia é um dos cinco Estados com armas nucleares do mundo. Ela possui, ao lado dos Estados Unidos, um gigantesco arsenal nuclear.

A Rússia é um dos muitos países do mundo cuja população vem diminuindo ano a ano. Tanto é que, a estimativa populacional de 2002 era de 150 milhões de habitantes. Em 2010, era de 141 milhões de russos.

O inverno russo é realmente “de matar” (pelo menos para um brasileiro acostumado ao clima tropical). As mínimas podem variar entre -20º C e -40ºC no inverno siberiano (já foram registrados -60º C). Aliás, a cidade mais fria do mundo é Yakutsk, na região da siberiana da Yakutia, onde as temperaturas podem bater na casa dos inacreditáveis -50ºC.

A maior parte da população da Federação Russa é formada pela etnia eslava russa (80%), mas há minorias expressivas como os tártaros, ucranianos e bashkires. A religião predominante é o cristianismo ortodoxo.

 Existem mais de 160 grupos étnicos (de alemães protestantes e a chechenos muçulmanos) no país que falam cerca de 100 idiomas

Você sabia que a maior floresta do mundo não é a amazônica, mas a taiga russa? Formada por coníferas (pinheiros), a taiga ocupa boa parte do território da Rússia (43%), Escandinávia, Alasca e Canadá.

A maior parte dos russos é formada por teístas, mas os ateus representam 48% do total da população.

As missas nas igrejas ortodoxas são acompanhadas de pé e as mulheres costumam usar véus nas igrejas.

O Natal é comemorado pelos russos em 7 de janeiro.

Os russos não usam o alfabeto latino e, sim, o alfabeto cirílico. 

A Rússia é o maior produtor mundial de cevada, trigo sarraceno, aveia, semente de girasol e centeio.

O pão típico da Rússia é o pão de centeio.

Os russos mantém o hábito de receber as visitas com pão enfeitado e sal.

O custo de vida é altíssimo em Moscou. Acredite, um simples cafezinho, por exemplo, não sai por menos de R$ 10,00.

Moscou é uma das cidades com maior número de bilionários do mundo.

Os russos utilizam o nome do pai como um nome médio e adicionam o vich (filho de) para meninos, ovna ou evna (filha de) para meninas.

Os russos são extremamente formais (pelo menos para nós, latinos). São pontuais em seus encontros, mantém uma proximidade física maior do que os norte-americanos, formam filas ordenadas (furar uma fila é o cúmulo da falta de educação), não interrompem os interlocutores e são diretos em suas opiniões e solicitações. Se o seu chefe quiser demiti-lo, ele será direto. Ao invés de dizer “infelizmente, a empresa está dispensando os seus serviços a partír de hoje”, ele dirá: “Você está demitido”. E ponto final.

Russos famosos: Alexander Pushkin, Alexander Borodin, Nikolai Gogol, Ivan Turgueniev, Anton Tchekov, Maxim Gorky, Leon Tolstoi, Sergei Rachmaninov, Fiodor Dostoievsky, Mikail Baryshnikov, Vaslav Nijinsky, Rudolf Nureyev, Piotr Tchaikovsky, Yuri Gagarin, Dmitri Mendeleev, Nikolai Rinsky-Korsakov, Igor Stravinsky, entre outros.






Costumes:

Se você for convidado para jantar na casa de alguém leve uma garrafa de vinho, um bolo ou flores. Se na casa que você vai visitar houver uma criança você pode levar um brinquedo ou um doce – um visitante sem presentes é uma falta de respeito. Se você puder trazer um presente do seu país será melhor ainda;

É considerado rude se você deixar algo no seu prato quando estiver comendo na casa de alguém e isso vai ofender o seu anfitrião. Você não é obrigado a beber nada alcoólico se não quiser, os seus anfitriões não vão ficar ofendidos com isso, mas com certeza eles ficarão muito satisfeitos se você tomar pelo menos um gole;

Você deve tirar os seus sapatos quando entrar na casa de alguém – eles te darão um par de chinelos para você calçar. Eles fazem isso, principalmente no inverno, para manter a casa limpa;

Se for dar flores a alguém, dê somente em números impar, números pares são usados somente um funerais. Nas floriculturas as vendedoras já sabem disso, mas é sempre bom se prevenir;

O feminismo ainda não chegou na Rússia, por isso ainda se espera que homem pague toda a conta no restaurante. Não é apropriado dividir os gastos ou pior, deixar a conta para a mulher pagar;

Quando for cumprimentar alguém retire as suas luvas antes, é falta de educação apertar as mãos usando luvas;

Não coloque o dedo polegar entre os dedos indicador e anelar (fazer o sinal de figa). Esse gesto é considerado rude na Rússia, algo como o “dar uma banana”  no Brasil.

Se você achar alguma mulher bonita na Rússia você pode fazer qualquer coisa para lhe chamar atenção, mas não assobie para ela – na Rússia os homens assobiam apenas para prostitutas.

Ao visitar uma Igreja Ortodoxa Russa, os homens devem tirar o chapéu e as mulheres devem cobrir a cabeça (com um chapéu, véu ou qualquer outra coisa). Evite também ficar com os braços cruzados ou com as mãos no bolso.

Superstições:

Não aperte as mãos ou se beije na soleira da porta – os russos acreditam que isso traz má sorte;

Não recolha migalhas de pão com a mão – os russos acreditam que com isso você vai ficar sem dinheiro por muito tempo;

Assobiar dentre de caso pode ser uma catástrofe – os russos acreditam que você também pode perder dinheiro com isso, se você ouvir a voz de alguém conhecido, mas não reconhecer imediatamente, isso quer dizer que você ficará rico;

Não acenda um cigarro na chama da vela – isso também traz má sorte;
Se um gato preto cruzar a sua frente ou você quebrar um espelho isso é um mau sinal, mas na Rússia eles levam isso muito mais a sério;

Quando tiver voltar a algum lugar porque esqueceu alguma coisa lá você tem que se olhar no espelho por um instante para evitar má sorte;

Se você vai viajar deve se sentar silenciosamente ao lado das suas malas por alguns instantes para que você tenha uma boa viagem;

Se os russos acham que algo de ruim vai acontecer eles batem na madeira três vezes ou cospem por cima do ombro direito;

Mulheres não devem se sentar na cabeceira da mesa senão elas nunca irão se casar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário