segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Personalidades

Personalidades

Catarina II, a Grande
Catarina II, a Grande (2 de Maio de 1729   Tsarkoye Selo, 16 de Novembro de 1796) foi uma imperatriz déspota russa de 1762 a 1796. Durante o seu reinado, o Império Russo expandiu-se, melhorou a sua administração e continuou a modernizar-se. O reinado de Catarina revitalizou a Rússia, que cresceu com ainda mais força e tornou-se conhecida como uma das maiores potências européias. Os seus sucessos dentro da complexa política externa e as suas represálias por vezes brutas aos movimentos revolucionários (mais notavelmente na Rebelião Pugachev) complementaram a sua caótica vida privada. Causava escândalo frequentemente, dada a sua tendência para relações que espalhavam rumores por todas as Cortes Européias.
Catarina subiu ao poder após uma conspiração que depôs o seu marido, o czar Pedro III (1728  1762), e o seu reinado foi o ponto alto da Nobreza Russa. Apesar das amizades de Catarina com os intelectuais do Iluminismo na Europa Ocidental (em particular Denis Diderot, Voltaire e Montesquieu), a imperatriz não achava prático melhorar as condições de vida dos seus súbditos mais pobres que continuavam a sofrer (por exemplo) de conscrição militar.
Morte
A 16 de Novembro de 1796, por volta das nove da manhã, Catarina foi até ao seu quarto de vestir e desmaiou. Preocupado com a demora, outro dos seus criados, Zakhar Zotov, abriu a porta do quarto e espreitou lá para dentro. O corpo de Catarina estava estendido no chão, o seu rosto estava roxo, o pulso fraco e a sua respiração era irregular e esforçada. Os criados levantaram a imperatriz do chão e levaram-na para o seu quarto. Cerca de quarenta e cinco minutos depois, o médico da corte, o escocês Dr. John Rogerson, chegou à conclusão de que Catarina tinha sofrido um AVC. Apesar de todas as tentativas feitas para a reanimar, a imperatriz entrou em coma do qual nunca recuperou. Catarina recebeu a extrema unção e morreu na noite seguinte, perto das nove e quarenta e cinco da noite.
O testamento de Catarina, descoberto entre os seus papéis no inicio de 1792 pelo seu secretário Alexander, deixava instruções especificas para o seu funeral: "Deitem o meu corpo vestido de branco, com uma coroa dourada na cabeça na qual deve estar inscrito o meu nome cristão. O luto deve durar seis meses, nada mais, quanto menos tempo, melhor." No final, a imperatriz acabou por ser enterrada com uma coroa dourada e um vestido de brocado prateado. A 25 de Novembro, o seu caixão, sumptuosamente decorado com um tecido dourado, foi colocado numa plataforma na câmara de velório da Grande Galeria, criada por Antonio Rinaldi.





Lênin

Vladimir Ilitch Lenin ou  Lenine Simbirsk, 22 de abril de 1870 Gorki, 21 de janeiro de 1924) foi um revolucionário e chefe de Estado russo, responsável em grande parte pela execução da Revolução Russa de 1917, líder do Partido Comunista, e primeiro presidente do Conselho dos Comissários do Povo da União Soviética. Influenciou teoricamente os partidos comunistas de todo o mundo (pelo seu perfil ético), e suas contribuições resultaram na criação de uma corrente teórica denominada leninismo (Ética de Estado). Diversos pensadores e estudiosos escreveram sobre a sua importância para  a história recente e o desenvolvimento da Rússia, entre eles o historiador Eric Hobsbawm, para quem Lenin teria sido "o personagem mais influente do século XX.
Lenin praticou a lei por alguns anos na cidade de Samara, em sua maioria em casos de propriedade da terra, a partir do qual ele derivou uma visão política para condicionar os camponeses russos para uma condição sócio-econômica. Em 1893, mudou-se para São Petersburgo, onde praticou a divulgação das ideias revolucionárias. Em 1895, fundou a Liga da Luta pela Emancipação da Classe Operária, a consolidação de grupos marxistas da cidade, como um partido revolucionário embrionário, a Liga foi ativa entre as organizações russas de trabalho. Em 7 de dezembro de 1895, Lenin foi preso por conspirar contra o czar Alexandre III, e foi preso por 14 meses. Em fevereiro de 1897, ele foi exilado para o leste da Sibéria. Lá, ele conheceu Gueorgui Plekhanov, o marxista que introduziu o socialismo na Rússia. Em abril de 1899, ele publicou o livro O Desenvolvimento do Capitalismo na Rússia (1899), sob o pseudônimo de Vladimir Ilyin; um dos trinta trabalhos teóricos que ele escreveu no exílio.


Morte natural ou assassinato
Até os dias de hoje ainda é um mistério a causa da morte de Lenin. Mas as "prováveis causas", são: morte por Sífilis ou por causa de uma bala no pescoço que ficou incrustrada desde a época em que sofreu uma (das inúmeras); tentativa de assassinato. Os médicos até hoje estão divididos quanto à causa, porque apesar de se "saber por relatos médicos", que poderia ter tido Sífilis, seu corpo não apresentava sintomas da doença.
Lenin sofreu vários acidentes vasculares cerebrais. O primeiro em 26 de maio de 1922, o segundo em 16 de dezembro de 1922, o terceiro em 10 de março de 1923, vindo a falecer em 21 de janeiro de 1924.






Fiódor Dostoiévski


Fiódor Mikhailovich Dostoiévski - 15 de Novembro de 1821  São Petersburgo, 28 de Janeiro - 9 de Fevereiro de 1881) – ocasionalmente grafado como Dostoievsky – foi um escritor russo, considerado um dos maiores romancistas da literatura russa e um dos mais inovadores artistas de todos os tempos. É tido como o fundador do existencialismo, mais frequentemente por Notas do Subterrâneo, descrito por Walter Kaufmann como a "melhor proposta para existencialismo já escrita."
Dostoiévski logrou atingir certo sucesso com seu primeiro romance, Pobre Gente, que foi imediatamente muito elogiado pelo poeta Aleksandr Nekrassov e por um dos mais importantes críticos da primeira metade do século XIX, Vladimir Belinski. Porém, o escritor não conseguiu repetir o sucesso até o retorno à Sibéria, quando escreveu o semibiográfico Recordações da Casa dos Mortos, sobre a prisão que sofrera. Posteriormente sua fama aumentaria, principalmente graças a Crime e Castigo.
Seu último romance, Os Irmãos Karamazov, foi considerado por Sigmund Freud como o melhor romance já escrito. Perigoso, segundo Stálin, até 1953 o currículo soviético para estudos universitários sobre o escritor o classificava como "expressão da ideologia reacionária burguesa individualista". Segundo ele mesmo, seu mal era uma doença chamada consciência. A obra de Dostoiévski exerce uma grande influência no romance moderno, legando a ele um estilo caótico, desordenado e que apresenta uma realidade alucinada. 




Stalin

 

           Josef  Vissarionovitch Stalin ( Gori, 18 de dezembro de 1878 — Moscou, 5 de março de 1953) foi secretário-geral do Partido Comunista da União Soviética e do Comitê Central a partir de 1922 até a sua morte em 1953, sendo assim o líder soberano da União Soviética.
           Sob a liderança de Stalin, a União Soviética desempenhou um papel decisivo na derrota da Alemanha nazista na Segunda Guerra Mundial (1939 - 1945) e passou a atingir o estatuto  de superpotência, após rápida industrialização e melhoras nas condições sociais do povo soviético, durante esse período, o país também expandiu seu território para um tamanho semelhante ao do antigo Império Russo.
          

Morte

Em 5 de março de 1953, Stalin morreu de hemorragia cerebral (derrame) em circunstâncias ainda hoje pouco esclarecidas. Avtorkhanov desenvolveu uma detalhada teoria, publicada inicialmente em 1976, apontando Beria como o principal suspeito de tê-lo envenenado. Todavia, outros historiadores ainda consideram que Stalin morreu de causas naturais. Nikita Khrushchov escreveu em suas memórias que, imediatamente após o derrame de Stalin, Lavrenty Beria teria começado a "vomitar seu ódio (contra Stalin) e a zombá-lo", e que quando Stalin demonstrou sinais de consciência, Beria teria se colocado de joelhos e beijado as mãos de Stalin. No entanto, assim que Stalin ficou novamente inconsciente, Beria imediatamente teria se levantado e cuspido com nojo.













Mikhail Serguéievich Gorbachev ou Gorbatchev (Stavropol, 2 de março de 1931) é o ex-secretário-geral do Comité Central do Partido Comunista da União Soviética de 1985 a 1991. As suas tentativas de reforma conduziram ao final da Guerra Fria e, ainda que não tivesse esse objetivo, terminou com o poderio do Partido Comunista no país, levando, até mesmo à dissolução da União Soviética.
Estudou Direito na Universidade de Moscovo, onde conheceu a sua futura esposa, Raíssa Gorbachev. Casaram-se em Setembro de 1953 e fixaram-se na terra natal de Gorbachev, Stavropol no sul da Rússia, onde se licenciou em 1955.


Nenhum comentário:

Postar um comentário