sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Música, Teatro e Cinema


Música
A música da Rússia é uma das mais importantes do mundo, tendo produzido obras e nomes entre os mais importantes da cultura universal há pelo menos 200 anos. Destacam-se principalmente as composições eruditas e peças para balé de Tchaikóvski e do Grupo dos Cinco, pioneiros da música contemporânea como Prokofiev, Stravinski,Rakhmaninov e Shostakovitch, mais músicos populares como Vladímir Vissótski, Samotsvety e artistas mais recentes como t.A.T.u.,Zemfira, Alsu e Vlad Krutskikh.t
Um som muito distinto da música folclórica russa é a balalaica, instrumento de cordas com sonoridade característica. As canções Kalinka, Poliê e Suliko são algumas das que compõem o repertório tradicional deste gênero.
Os meados dos anos 1990 levaram a uma decadência do rock russo, por causa de problemas econômicos, mudanças na mentalidade da sociedade e reorientação da mídia. Ainda assim, sobrevivem várias bandas de rock populares, como Pilot, Splean.

t.A.T.u


O grupo t.A.T.u surgiu em 1999. Foi criado por Ivan Shapovalov, um ex-psicólogo. Como não é tão fácil conseguir que alguém contrate um desconhecido para fazê-lo, Shapovalov teve a ideia de criar o seu próprio grupo.
Muitos acreditam que o conjunto tenha alcançado sucesso devido às especulações de que as integrantes seriam lésbicas. O primeiro álbum, (All The Things She Said), foi composto Principalmente por frases abordando o tema lésbico, tratando um amor impossível e mostra no seu vídeo as duas cantoras vestidas de uniforme escolar se beijando na chuva.


Teatro e cinema
O teatro russo é, sem dúvida um dos mais ricos do mundo, devido à sua quantidade de dramaturgos, escritores e peças de teatro. Pensa-se que os russos são aqueles que mais vão ao teatro em todo o mundo. Um dos maiores símbolos do teatro russo é o Teatro Bolshoi em Moscovo, onde são representadas inúmeras peças de teatro russas ou estrangeiras, além de ballet e ópera. O teatro russo começa desde muito cedo, antes da dinastia Romanov, onde se usavam marionetas e música tradicional.
O cinema surgiu na Rússia com os irmãos Lumière durante o fim da era czarista, quando estes exibiram filmes em São Petersburgo e Moscovo no ano de 1896. Aleksandr Drankov foi o primeiro realizador russo ao produzir Stenka Razin.
Durante a I Guerra Mundial, muitos foram os filmes produzidos sobre a guerra revelando ideias antigermânicas.
No fim do século XX e início do século XXI, ou seja, depois da era da URSS, o cinema russo sofreu um golpe na qualidade dos seus filmes e muito poucos eram produzidos. Um dos filmes mais famosos e aceite pela crítica foi o Barbeiro da Sibéria (1998).

Nenhum comentário:

Postar um comentário