sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Aspectos Culturais e Geográficos


Cultura
Há mais de 160 diferentes grupos étnicos e povos indígenas na Rússia. Os russos étnicos com suas tradições eslavas ortodoxas, os tártaros e bashkires com a sua cultura turco-muçulmana, os nômades budistas buriates e calmucos, os povos xamânicos do Extremo Norte e da Sibéria, os montanheses do Cáucaso do Norte e os povos fino-úgricos da Região Noroeste e da Região do Volga, todos contribuem para a diversidade cultural do país.
A culinária russa utiliza muitos peixes, aves, cogumelos, frutos e mel. As culturas de centeio, trigo,cevada e milho fornecem os ingredientes para vários tipos de pães, panquecas e cereais, bem como para kvas, cerveja e vodka. O pão de centeio é bastante popular na Rússia, em comparação com o resto do mundo.
Os russos têm muitas tradições, incluindo a lavagem em banya, um banho de vapor quente semelhante à sauna. Folclore russo antigo tem suas raízes na religião pagã eslava. Muitos contos de fadas russos e épicos bylinas foram adaptados para filmes.





Religião 
O cristianismo, islamismo, budismo e o judaísmo são as religiões tradicionais da Rússia . As estimativas de fiéis variam amplamente  e alguns relatos apontam que o número de não-crentes na Rússia seja entre 16-48% da população.
Criada através da cristianização do Principado de Kiev, no século X, a ortodoxia russa é a religião dominante no país, sendo que cerca de 100 milhões de cidadãos se consideram cristãos ortodoxos russos. 95% das freguesias registradas como ortodoxas pertencem à Igreja Ortodoxa Russa, enquanto há uma série de pequenas Igrejas Ortodoxas. No entanto, a grande maioria dos crentes ortodoxos não frequentam a igreja regularmente. Existem também várias outras denominações cristãs menores, como os católicos, os armênios gregorianos e os protestantes.
budismo é tradicional em três regiões da Federação Russa: Buryatia, Tuva e Kalmykia. Alguns moradores das regiões da Sibéria e do Extremo Oriente, como Yakutia e Chukotka, praticam o xamanismo, panteísmo e ritos pagãos, juntamente com as grandes religiões. A indução religiosa ocorre principalmente em linhas étnicas. Os cristão ortodoxos são majoritariamente eslavos, os muçulmanos são predominantemente povos turcos e os povos mongóis são budistas. 

Educação
A Rússia tem um sistema de educação gratuito garantido para todos os cidadãos pela Constituição, no entanto, o ingresso ao ensino superior é altamente competitivo. Como resultado da grande ênfase em ciência e tecnologia na educação, médicos, matemáticos, cientistas e os pesquisadores aeroespaciais russos são, geralmente, de altamente qualificados.
Desde 1990, a formação escolar de 11 anos foi introduzida no país. A educação estatal em escolas secundárias é gratuita; o "primeiro" ensino superior (nível universitário) é gratuito, mas com reservas: uma parte significativa dos estudantes está inscrito para o pagamento integral.




Esportes
Desde já, o país tem uma das maiores federações olímpicas do mundo. O comitê olímpico russo conta com inúmeros atletas. Natação, atletismo, judô são apenas alguns exemplos de modalidades olímpicas praticadas na Rússia. Nos Jogos Olímpicos de 2004, a Rússia mandou uma comitiva muito grande arrecadando um total de 92 medalhas (3.º lugar). 
Em relação às principais competições internacionais entre seleções nacionais, a seleção de futebol da Rússia nunca teve um desempenho muito marcante, embora muito recentemente, no Euro 2008 tenha logrado atingir as meias finais da competição, eliminando a Holanda, tendo sido no entanto derrotada por 3-0 pela seleção detentora do título, a sua congênere espanhola.
Em 2 de dezembro de 2010 o país foi escolhido como sede da Copa do Mundo FIFA de futebol em 2018.








Geografia


A Rússia faz fronteira com catorze países: a Noruega, a Finlândia, a Estônia, a Letônia, a Bielorrússia, a Lituânia, a Polônia, a Ucrânia, a Geórgia, o Azerbaijão, o Cazaquistão, a China, Mongólia  e a Coreia do Norte  totalizando 19.533 quilômetros de fronteiras terrestres.
O país também está próximo dos Estados Unidos, Suécia e Japão, dos quais se separam por trechos de mar relativamente curtos (o estreito de Bering, o mar Báltico e o estreito de La Pérouse, respectivamente).
Apesar da grande área que a Rússia possui, apenas 18% do território é coberto de água. Contam-se 120.000 rios, dos quais se destacam o Volga, o Don, o Ienissei, o Lena, o Ob, o Dniepre e o Neva.
Monte Elbrus, o ponto mais alto da Rússia e de toda a Europa.
A Rússia possui a maior bacia hidrográfica da Ásia, denominada de Bacia do Obi com 2 975 000 m². Cerca de 37.000 km de costa delimitam a Rússia dos oceanos Ártico e Pacífico e também do mar Negro e do Cáspio, sem esquecer a zona dos Bálcãs. Os oceanos representam uma importante fonte de riqueza para o país: o petróleo e o peixe são produtos obtidos naquelas zonas.

Clima

Ficheiro:Vasyugan.jpg
A Rússia domina quase metade da Europa e um terço da Ásia. Este fator faz com que a Rússia possua vários climas diferentes. A temperatura média anual é de 5,5 graus centígrados.
A região mais a norte do país, chamada Sibéria, é a mais fria de todo o país. Registram temperaturas no inverno da ordem dos -40°C ou -50°C, às vezes chegando aos -60°C ou até menos. O Sul, o clima é mais quente, havendo campos e estepes onde as temperaturas chegam aos 8 graus negativos.


Os planaltos da Sibéria ocidental, em Oblast de Tomsk.

O Verão na Rússia também é variável de região a região registrando temperaturas médias de 25 °C. Em certos casos extremos, já houve dias em que se registrassem temperaturas superiores a 45 °C.
O frio proveniente da Sibéria alastra-se não só por toda a Rússia como por quase toda a totalidade da Europa e grande parte da Ásia.


Demografia















Um comentário: